Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Engenharia Metalúrgica

links

Site do curso
http://www.ct.ufrgs.br/ntcm/demet/index.html

Currículo
http://www1.ufrgs.br/graduacao/xInformacoesAcademicas/habilitacoes.php?CodCurso=325

Projeto pedagógico

Histórico
O Curso de Engenharia Metalúrgica se desmembrou de um curso de metalurgia e minas nos anos 50. Os primeiros engenheiros metalúrgicos se formaram em 1958. O curso da UFRGS representa hoje o único curso de metalurgia na região sul do Brasil. A crescente procura por engenheiros com esta formação se reflete no fato de o número de ingressantes no curso ter dobrado nos últimos 20 anos.

Objetivos
O Curso de Engenharia Metalúrgica tem por objetivo capacitar os engenheiros à obtenção de metais e ligas ferrosas e não ferrosas como produtos fundidos, sintetizados, laminados, perfilados, forjados, tubos, arames e outros, com ou sem melhoras de suas propriedades por tratamentos térmicos, e aplicação de revestimentos. Além disso, o curso capacita a fabricação de recipientes, estruturas metálicas, com combate à corrosão metálica, finalizando com o controle de qualidade dos produtos acabados utilizados pelo homem.

Titulação
A titulação conferida é Engenheio(a) Metalúrgico(a).

Ingresso e vagas
O ingresso ao curso é feito via Concurso Vestibular. Serão oferecidas 65 vagas por ano que se destinarão aos candidatos classificados, sendo 30% pelo sistema de reserva de vagas.

Tempo de integralização
10 semestres

Turnos de funcionamento
diurno

Local de funcionamento
Campus Centro e Campus do Vale

Coordenação do curso
A organização e o planejamento do Curso cabe à Comissão de Graduação de Engenharia COMGRAD/MET.
clique aqui

Perfil do Egresso
O curso tem como objetivo formar um engenheiro metalúrgico generalista, apto a resolver problemas científicos e tecnológicos de sua área de atuação. Deverá contribuir para o desenvolvimento de novos produtos e processos, além de interagir com profissionais de outras engenharias e outros campos do conhecimento.
O ensino profissionalizante do curso abrange todo o processo produtivo de materiais metálicos desde a mineração, extração, transformação, conformação mecânica e melhoramento, até o produto final, incluindo a sua reciclagem assim como o impacto destas atividades no meio ambiente e na sociedade.

Estrutura do curso
Estrutura do curso de Engenharia Metalúrgica



Parceria Gerdau - Metalurgia
O projeto Parceria de Futuro do Grupo Gerdau oferece bolsas de estudos aos ingressantes  do curso de metalurgia com melhor desempenho no vestibular. O programa tem por objetivo estimular a formação de engenheiros metalúrgicos.

Áreas de atuação
Há amplas opções para o engenheiro metalúrgico nos pólos metal-mecânico da região metropolitana e no norte do estado de RS.
A indústria de conformação/transformação fabrica produtos acabados e semi-acabados, incluindo o melhoramento, tratamentos térmicos, galvanização e revestimentos dos mesmos.
Na aciaria do estado é produzido aço a partir de sucata e ferro-gusa em forno elétrico a arco.
O uso destes produtos metálicos pela indústria automobilística, de máquinas agrícolas, tratores, ônibus e vagões, além da indústria petroquímica e química fecha a cadeia de produção.
Egressos com foco em tecnologia mineral encontram boas oportunidades profissionais fora do estado de RS.
O curso incentiva também o trabalho científico como base para uma carreira acadêmica ou para o desenvolvimento de produtos inovadores na indústria.